Pesquisar este blog

sábado, 5 de março de 2011

As motos da HRC podem estar usando um câmbio da Zeroshift


Ainda sobre o segredo da impressionante performance das motos da HRC em Sepang, deve-se a utilização do câmbio da britânica Zeroshift, empresa na qual forneceu câmbio para a antiga Honda na Formula 1 e hoje cede o componente para a campeã RBR.
Porém o câmbio da Zeroshift utiliza o recurso mecânico de dupla embreagem é proibido pelo regulamento da Dorna, empresa na qual organiza a Motogp.
Para se ter uma idéia do tamanho do benefício que este câmbio trás para as motos da HRC é que as motos são em torno de 0.9"s mais rápidas do que suas concorrentes, assim ao final de um corrida a vantagem já é de uma volta inteira, diga-se de passagem um diferença gigantesca quando se tem uma disputa por milésimos de segundo.
O câmbio da Zeroshift chega a fazer uma troca em até 30 vezes, isso mesmo 30 vezes mais rápido do que os câmbio convencionais que Yamaha, Ducati, Suzuki e a Honda que não é de fábrica, vejam o rendimento do Toni Elias.
Porém cabe agora o departamento técnico da Dorna fiscalizar se realmente o câmbio é de dupla embreagem e se realmente for proibir a HRC de utilizar tal artifício, porém o que tira o sono de Lorenzo e Valentino é que Nakamoto o homem forte da HRC é de deixar a disposição os boxes da marca japonesa da asa dourada dizendo que seus equipamentos estão dentro do regulamento e argumentar que o resultado impressionante vem realmente da evolução de uma moto que já era boa.
Vamos ficar de olho...

Abraço a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário