Pesquisar este blog

terça-feira, 13 de abril de 2010

Impressões 1* Round - Catar 2010




Que velocidade era aquela na reta das duas motos da HRC Repsol Honda?
Impressionante o que as motos de Pedrosa (Início da prova) e de Dovi (Prova toda) rendiam na reta.
Em comparação a M1 do Valentino, chegou a dar quase 11km/h de diferença, até para a referência em velocidade de reta que sempre foi a Desmosedici, a Honda foi mais veloz, haja visto o final eletrizante entre Dovi x Nicky.
Brivio chefe de equipe do Valentino declarou hoje à um site espanhol de que a Yamaha estava preocupada depois da corrida com a velocidade de reta das suas motos, porém já citou que a equipe em conjunto com a fábrica estão preparando melhorias já para Motegi.
A "BOMBA" que citei em artigos atrás escritos por mim, era que final de 2008 Pedrosa de tanta insistência fez com que a Repsol Honda lhe desse pneus Bridgestone na época usado também por Valentino, no caso em seu primeiro, assim Pedrosa dando como um certa "desculpa" para seu rendimento abaixo do esperado pedia insistentemente a troca (Michelin p/ Bridgestone).
Foi quando nas três últimas corridas de 2008 o espanhol acabou usando o composto japonês e na época seu companheiro de equipe Nicky Hayden permaneceu usando Michelin, isso foi a gota d'agua para que o casamento de 9 anos entre Nicky e HRC terminasse.
Pedrosa saiu fortalecido, porém em um "golpe de azar" a categoria toda passou a usar Bridgestone em 2009, assim o espanhol acabou não obtendo a vantagem esperada.
Veio Dovi no lugar do Nicky, porém a equipe continuou "ouvindo" Pedrosa, que na metade da temporada começou a culpar a Showa(empresa na qual tinha parceria desde o início das competições fornecendo suspensões para a Repsol Honda) e pediu para que lhe dessem suspensões Ohlins, assim o pedido foi atendido e novamente nas últimas três corrridas de 2009 Pedrosa acabou usando Ohlins.
Em Valência prova na qual se sagrou vencedor, vale lembrar que Stoner havia feito a pole e tinha um rendimento infinitamente melhor do que o espanhol e qualquer outro, mas teve a infelicidade de cair na volta de apresentação.
Porém parece que começou a haver uma operação para substituir Pedrosa da HRC Repsol Honda, cujo contrato termina no final deste ano, pois a equipe trouxe Livio Suppo da Ducati, trocou de engenheiro para o Dovi, detalhe que os dois homens contratados da Repsol Honda são italianos e depois de todas estas "coincidências" Dovi começou a ser "ouvido" e seus tempos em todos os treinos e na corrida em 2010 são significativamente melhores do que Pedrosa.
Aí a "cereja" do bolo de Pedrosa foi que Dovi está usando suspensões Ohlins (Na qual o espanhol fez quase uma "guerra" para conseguir usar este componente) e agora Pedrosa voltou atrás este ano e ainda utiliza Showa, depois deste "carnaval" todo.
No lado da Ducati, Casey pede desculpas a fãs e equipe pelo erro no Catar e diz que o mais importante é manter-se focado em busca do título, porém para o lado do Nicky só elogios do novo diretor esportivo e ex-piloto de testes da Ducati Vito Guareschi.
- Nicky realmente conseguiu mostrar seu potencial e porque nós acreditamos nele, assim recompensou a todos da equipe o trabalho árduo que tivemos no inverno para dar-lhe uma moto adaptada ao seu estilo de pilotagem.
Marca expressiva também do "Capirex" na corrida e os 300 Gp's que de fato não é para qualquer um.
Spies muito feliz com a estréia e Edwards dizendo que será necessário melhorar a aderência para poder andar na frente.
Ficar de olho no Lorenzo que veio pelas "beiradas" e chegou lá.

Abraço à todos!

4 comentários:

  1. Alex, ninguém pode dizer que a HRC não teve paciência com o Pedrosa , afinal são anos esperando algum resultado significativo e nada ! deve ser muito triste para a Honda estar nesse jejum de vitórias e títulos, sendo a maior do mundo estando investindo há décadas no esporte, mas é como um repórter italiano perguntou há algum tempo atrás para o Rossi o que o HRC deveria fazer para voltar aos tempos de glória , no que ele respondeu : " me contratar de novo !!! " rsrsrs..na minha opinião o problema da Honda é piloto, que não tem a altura do poder financeiro que possuem,mas a dança das cadeiras ainda demora um pouco...Abraço!!!!

    ResponderExcluir
  2. Heron... concordo em partes.
    Vejo o Pedrosa como um piloto de ponta, porém ano passado ele teve muitas lesões, claro que não é resposta para uma possível desculpa. Vejo que todo ano ele vem bem, porém lesiona.
    Exemplo em 2008 quando a Motogp chegou a Sachsenring ele estava liderando o campeonato, aí teve o acidente na chuva, lá se foram duas corridas e as chances para o título.
    Ano passado duas lesões durante o ano, em Indy quando ele caiu no momento em que estava liderando a corrida, foi nítida a falta de condicionamento físico, mais uma vez repito, não são argumentos para desculpas.
    Acredito que em Motegi ele já deva ter um comportamento diferente, creio que ele tem talento sim, mas acaba também faltando um pouco de "sorte", vamos ver no decorrer do campeonato, apenas houve a primeira prova.
    Obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir
  3. pow cara gostei ae do seu blog hem! parabéns e continue o otimo trabalho ;)

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelo reconhecimento Delano.
    Espero poder trazer sempre as novidades sobre a Motogp e compartilhar com todos, inclusive você
    Abraço

    Alexandre Martinez (Blogdamotogp)

    ResponderExcluir